18 de dezembro, 2017

Faça suas panelas durarem mais

Tão importante quanto escolher as panelas certas, é saber como conservá-las. Afinal, cuidando bem dos seus utensílios, você poderá aproveitá-los por muito mais tempo!


Cuidando das suas panelas, você pode fazer os utensílios terem uma vida útil muito mais longa na sua casa. Para isso, basta seguir dicas simples e manter os hábitos corretos na hora de cozinhar. Veja baixo alguns cuidados para cada tipo de panela!

Panela de alumínio:
– Não raspar e não usar nada que cause atrito. Isso porque, além de danificar o material, o alumínio pode liberar toxinas que contaminam os alimentos.
– Use utensílios de pau, plástico ou silicone.
– Lave com esponja macia.

Panela de Inox:
– Não é indicada para frituras, porque o óleo pode aquecer demais e queimar.
– Para eliminar manchas de queimado, insira água até a metade da panela, misture com sal ou vinagre, e deixe ferver em fogo baixo até clarear.
– Assim como o alumínio, utilize uma esponja macia para não arranhar o material.

Panela de Ferro:
– É mais resistente, não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura.
– Deve-se evitar guardar alimentos já prontos na panela de ferro para não ocorrer oxidação.
– Ao lavar, não utilize esponjas de aço e, para secar, coloque sobre a chama do fogão.

Panela Antiaderente:
– Mexa os alimentos com colher de pau, plástico ou silicone e evite as esponjas de aço para não arranhar o teflon.
– Antes de ser utilizada pela primeira vez, besunte a sua superfície interna com óleo e leve ao fogo por uns minutos.

Dicas extras:
– Independente do tipo, regule a boca do fogão para a chama estar do tamanho exato ou menor do que a panela, evitando queimar as laterais e o cabo.
– Panelas com acabamento interno arredondado são melhores, pois não acumulam sujeira nos cantos, tornando-as mais fáceis de lavar.
– Nunca faça as panelas transitarem de temperaturas muito quentes para muito frias repentinamente.


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais