23 de Maio, 2018

Mitos sobre o gás de cozinha

Muitos mitos envolvem o uso do GLP, o famoso gás de cozinha. Hoje vamos mostrar a você a verdade sobre alguns deles. Leia abaixo e fique bem informado! Mito nº 1: a mangueira não possui data de validade Apesar de ter uma boa durabilidade, nenhuma mangueira deve permanecer em uso após o prazo de vencimento […]


Muitos mitos envolvem o uso do GLP, o famoso gás de cozinha. Hoje vamos mostrar a você a verdade sobre alguns deles. Leia abaixo e fique bem informado!

Mito nº 1: a mangueira não possui data de validade
Apesar de ter uma boa durabilidade, nenhuma mangueira deve permanecer em uso após o prazo de vencimento (5 anos) ter passado. O mesmo serve para as válvulas reguladoras. Após esse período, é possível que o material esteja danificado e desgastado, o que pode ocasionar problemas com a pressão do gás e gerar riscos de vazamento.

Mito nº 2: botijão de gás pode explodir
O botijão de gás é um equipamento seguro e não explode. Acidentes normalmente acontecem por vazamentos que não são devidamente controlados. O gás de cozinha é altamente inflamável e pode causar explosão quando está em uma concentração muito alta no ambiente, caso entre em contato com calor, eletricidade, fósforos, isqueiros e objetos semelhantes. Portanto, incêndios ocasionados pelo gás de cozinha não têm a ver com a explosão do botijão em si, mas com o gás que escapa do recipiente.

Mito nº 3: é bom usar fita veda rosca na válvula
Pelo contrário, fitas vedantes de qualquer natureza não possuem nenhum efeito para impedir o escape do gás. Além disso, podem prejudicar o encaixe do equipamento e causar problemas. A válvula foi elaborada para não permitir vazamentos, basta utilizá-la da maneira correta e você já estará seguro.

Mito nº 4: o gás de cozinha possui um cheiro característico
Não está errado afirmar que o GLP comercializado possui um cheiro característico. No entanto, este odor que sentimos é adicionado ao gás justamente para que possamos detectar vazamentos. O gás em seu estado natural é inodoro.

Mito nº 5: gás natural é mais seguro que GLP
Não há nenhum embasamento científico que comprove que o GN (gás natural) é mais seguro que o GLP (gás liquefeito de petróleo). Os consumidores de ambos os produtos devem tomar as mesmas precauções quanto à segurança e os cuidados no manuseio.


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais