1 de agosto, 2018

A panela ideal para fazer cada prato

São tantos os formatos, opções e materiais disponíveis, que fica difícil saber qual a melhor panela para se preparar cada prato.


Hoje em dia, são tantos os formatos, opções e materiais, que fica difícil saber quais as melhores panelas para se ter em casa – ou, melhor ainda – quais as panelas certas para o preparo de cada prato.
O ideal é ter alguma variedade entre formatos e materiais, sem a necessidade de exageros em relação à quantidade. Vale a pena investir nos modelos duradouros, como o aço inox; naqueles que facilitam o preparo de alimentos sem óleo, como as frigideiras de revestimento antiaderente; e em uma panela diferenciada para fazer aquela refeição especial, como as de ferro, barro ou pedra sabão.
Que tal, então, aprender qual a panela ideal para cozinhar cada tipo de prato? Assim, fica mais fácil escolher aquelas que valem mais a pena ter na sua casa. 🙂

GRELHADOS E FRITURAS

Prefira as populares panelas de PTFE* (popularmente conhecidas pela marca Teflon) ou titânio, que também é um material antiaderente. Frigideiras de cerâmica (revestidas) também são ótimas opções e costumam conduzir calor mais rápido. Panelas de alumínio são indicadas apenas para frituras por imersão.

*Existem muitos questionamentos sobre o PTFE soltar resíduos tóxicos na comida, mas já há no mercado opções com selo de atoxicidade (ou livres de PFOA).

FEIJÃO
Além da tradicional panela de pressão, que cozinha o alimento com mais rapidez, são indicadas as panelas de pedra sabão e de ferro, por manterem o alimento quente por bastante tempo e liberarem minerais benéficos na comida (as de ferro são muito indicadas para pessoas com anemia, já que liberam o nutriente).

SOPAS E CALDOS
São indicadas panelas que conduzem e/ou mantém bem o calor, como panelas de pedra, aço inox, vidro, cerâmica, barro e alumínio. Os modelos de ferro fundido esmaltado (como as importadas Le Creuset) também seguram o calor destes alimentos por bastante tempo.

COZIDOS E REFOGADOS
Estes preparos variados do dia a dia exigem panelas versáteis. São indicadas as de aço inox, ferro fundido, cerâmica, vidro e a panela wok, que tem seu formato especial para saltear legumes.

CARNES
Para manter a suculência das carnes são indicadas panelas de ferro fundido, esmaltadas, de alumínio e antiaderentes em geral (se a intenção é grelhar).

LEGUMES NO VAPOR
A panela em si pouco irá interferir, já que o que entra em contato com o alimento é o cesto que será acoplado na mesma. Algumas panelas podem ser compradas já com o cesto. Modelos de cesto em aço inox ou silicone são boas opções para isso. Panelas de vidro também são indicadas, já que aquecem a água com bastante rapidez.

MASSAS E MOLHOS
Para o cozimento da massa é aconselhado utilizar panelas de aço inox, vidro, cerâmica ou alumínio. Já os molhos que irão acompanhar podem ser preparados nas panelas de pedra, ferro, ferro fundido, cerâmica e aço inox.
Obs.: Evite preparar molhos a base de tomate em panelas de alumínio.

ARROZ E RISOTOS
Arroz e risotos podem ser preparados em praticamente todo tipo de panela, desde que alta. Utilize desde panelas de vidro até ferro, aço inox e alumínio (desde que não vá molho de tomate na receita).

DOCES
Para fazer caldas, caramelo, brigadeiro e semelhantes indica-se uma panela que seja antiaderente, como cerâmica ou com revestimento PTFE. Há ainda uma panela indicada exclusivamente para o preparo de doces, que é a panela de cobre. Mas, muito cuidado! Essa panela costuma ser perigosa quando entra em contato com o sal, que solta o cobre no alimento, contaminando-o (o acúmulo de cobre faz muito mal para o organismo). Hoje em dia, no entanto, existem modelos seguros de panela de cobre. Informe-se bem ao adquirir uma para sua casa.

Dicas extras:

– Tudo que irá ferver deve ser preparado em uma panela alta, com tampa, sem encher de água até a borda, pois existe o risco de transbordar.
– Ao utilizar panelas antiaderentes, não combine com utensílios metálicos, pois riscam o revestimento.
– Arroz, risotos e outros preparos que crescem de tamanho também devem ser feitos em panelas fundas.
– Cada material deve ser higienizado de maneiras diferentes. Esteja atento às indicações de limpeza, bem como armazenamento, do fabricante da sua panela e garanta uma maior durabilidade para seus utensílios.


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais