18 de dezembro, 2017

Saiba como armazenar o gás corretamente na sua casa ou condomínio

O armazenamento correto do gás é um dos procedimentos mais importantes para garantir segurança durante o uso.


O GLP (popularmente conhecido como gás de cozinha) é encontrado em praticamente todas as residências brasileiras. No entanto, por ser um gás inflamável, são necessários certos cuidados no seu manuseio e também no seu armazenamento. Separamos algumas dicas para você armazenar corretamente o seu botijão de gás.

Dica nº 1:
Jamais instale o botijão próximo a ralos, grelhas de escoamento de água, caixas de esgoto e instalações elétricas. O equipamento deve manter uma distância mínima de um metro e meio destes ambientes. Isso evita que, em caso de vazamento, o gás se deposite nesses locais.
Dica nº 2:
Preferencialmente, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha e em local arejado, coberto e protegido das intempéries (porém, sem ficar confinado). Se não há espaço externo, deixe-o em um local onde haja bastante circulação de ar, afastado do fogão e longe de tomadas.
Dica nº 3:
Nunca deite o gás!É muito importante manter o botijão na posição vertical. Dentro do equipamento, parte do GLP está em estado líquido e parte em estado gasoso, sendo que a parte líquida se mantém embaixo e a parte gasosa em cima, e é esta parte (a gasosa) que deve estar em contato com o regulador de pressão e a válvula. Além disso, a posição horizontal pode danificar os acessórios, especialmente a mangueira.
Dica nº 4:
Nem todos possuem espaço em casa para guardar um botijão de gás reserva. Porém, esse hábito pode facilitar a vida e evitar situações indesejadas, como acabar o gás tarde da noite ou no meio da preparação de um alimento. As dicas para armazenar um botijão reserva são as mesmas para o armazenamento do que está atualmente instalado: manter em local arejado, longe de ralos e grelhas de escoamento, e protegido de intempéries.

Fonte: ANP


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Receita: Bolo de Paçoca com Doce de Leite

    O bolo de paçoca com doce de leite é muito simples e delicioso! Veja a receita e experimente!

    Ver mais
  • A panela ideal para fazer cada prato

    São tantos os formatos, opções e materiais disponíveis, que fica difícil saber qual a melhor panela para se preparar cada prato.

    Ver mais
  • Cuidados necessários para trocar o botijão

    Trocar o botijão de gás é um procedimento que pode ser feito em casa, sempre com extrema atenção às medidas de segurança recomendadas.

    Ver mais