18 de dezembro, 2017

Saiba como armazenar o gás corretamente na sua casa ou condomínio

O armazenamento correto do gás é um dos procedimentos mais importantes para garantir segurança durante o uso.


O GLP (popularmente conhecido como gás de cozinha) é encontrado em praticamente todas as residências brasileiras. No entanto, por ser um gás inflamável, são necessários certos cuidados no seu manuseio e também no seu armazenamento. Separamos algumas dicas para você armazenar corretamente o seu botijão de gás.

Dica nº 1:
Jamais instale o botijão próximo a ralos, grelhas de escoamento de água, caixas de esgoto e instalações elétricas. O equipamento deve manter uma distância mínima de um metro e meio destes ambientes. Isso evita que, em caso de vazamento, o gás se deposite nesses locais.
Dica nº 2:
Preferencialmente, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha e em local arejado, coberto e protegido das intempéries (porém, sem ficar confinado). Se não há espaço externo, deixe-o em um local onde haja bastante circulação de ar, afastado do fogão e longe de tomadas.
Dica nº 3:
Nunca deite o gás!É muito importante manter o botijão na posição vertical. Dentro do equipamento, parte do GLP está em estado líquido e parte em estado gasoso, sendo que a parte líquida se mantém embaixo e a parte gasosa em cima, e é esta parte (a gasosa) que deve estar em contato com o regulador de pressão e a válvula. Além disso, a posição horizontal pode danificar os acessórios, especialmente a mangueira.
Dica nº 4:
Nem todos possuem espaço em casa para guardar um botijão de gás reserva. Porém, esse hábito pode facilitar a vida e evitar situações indesejadas, como acabar o gás tarde da noite ou no meio da preparação de um alimento. As dicas para armazenar um botijão reserva são as mesmas para o armazenamento do que está atualmente instalado: manter em local arejado, longe de ralos e grelhas de escoamento, e protegido de intempéries.

Fonte: ANP


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais