12 de Fevereiro, 2019

7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]


Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas.
Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se desespere se e local for pequeno! Com uma dose de criatividade e alguns materiais você confecciona hortas verticais para instalar na parede, pendurar no teto e até mesmo deixar de cabeça para baixo!

Agora, na falta de uma área externa, a dica é aproveitar os locais mais ensolarados e arejados da casa. A cozinha, em especial, é um ótimo lugar para se plantar temperos, já que é ali mesmo que eles serão utilizados. Fizemos uma lista dos temperos mais fáceis de serem cultivados em espaços pequenos. Confira:

 


1. Hortelã:
Gosta de temperatura amena e suporta locais com menos incidência solar. O solo precisa ser mantido úmido e a melhor época para suas folhas serem colhidas é quando está brotando flores. Melhor plantar a muda sozinha, já que ela pode invadir outras raízes se está em um vaso compartilhado.

 


2. Alecrim:
Adapta-se facilmente a mudanças de temperaturas e não exige tantas regas após crescida (somente na fase de desenvolvimento). Seus raminhos dão um sabor muito especial a pratos assados de diferentes tipos.

 


3. Tomilho:
Não exige tantos cuidados, por isso é muito prática de ser cultivada. Vive bem com a terra um pouco mais seca, sendo necessário regas mais espaçadas. Na hora de colher, corte os ramos com uma tesoura. Nunca arranque apenas as folhas, pois isso danifica a planta.

 


4. Cebolinha:
Gosta de luz solar em bastante quantidade e um solo que seja rico em matéria orgânica, por isso, a dica é adubar com bastante frequência. Esta plantinha também prefere o solo constantemente úmido, mas nunca encharcado. Ao colher, tire as folhas por inteiro, nunca pela metade.

 


5. Manjericão:
Não suporta temperaturas muito frias, por isso corre o risco de secar no inverno. Quando as temperaturas sobem, em compensação, é uma planta que se desenvolve com muita facilidade. Gosta de luz solar direta e bastante água.

 


6. Sálvia:
Prefere temperaturas amenas e baixas, bastante luz solar e solo úmido. Suas folhas devem ser colhidas quando a planta estiver mais desenvolvida. A sálvia vai bem com os mais diferentes pratos, de molhos a assados.

 


7. Orégano:
Sobrevive bem em diferentes temperaturas, por isso é uma ótima opção para a horta caseira. No entanto, a planta gosta de bastante sol e solo úmido levemente seco. As folhas podem ser colhidas após a planta atingir cerca de 15cm, podando sempre a parte superior. Um método para fazer o orégano desidratado, como compramos no supermercado, é levar os galhos ao forno até secarem, cuidando sempre para não queimar. Depois, é só separar as folhas do caule e armazenar em um pote fechado.

Dica para o cultivo: sempre toque com os dedos para sentir a umidade da terra e saber quando é hora de regar os seus vasos.
Plantando temperos você cultiva uma alimentação saudável, orgânica e deixa sua casa ainda mais bonita!


Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais