23 de Janeiro, 2019

5 receitas sem Lactose

#1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]


#1 Suflê de Cenoura

Ingredientes:
– 4 cenouras
– 1 cebola média
– 1 tomate
– Caldo de legumes
– 1 copo de leite de arroz
– 1 colher (sopa) de amido de milho
– 1 colher (sopa) de margarina
– 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo)

Modo de preparo:
Refogue as cenouras com a cebola e o tomate picados, junto com o caldo de legumes. Deixe o refogado com um pouco de caldo ao final. Leve ao liquidificador com os demais ingredientes e bata bem. Disponha a mistura em um refratário untado e polvilhado (opcional). Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus, até que fique dourado (de 25 a 30 minutos).

Como fazer o ovo de linhaça:
Em uma tigela, coloque 1 colher de sopa da farinha de linhaça e deixe de molho com mais 2 colheres de sopa de água. Em cerca de 20 minutos a mistura ganhará uma consistência gelatinosa. Está pronto para usar! Essa técnica costuma ser muito usada para substituir o ovo em receitas veganas.

[Fonte: SOS Intolerante]

 


#2 Moqueca de Palmito

Ingredientes:
– 1/2 cebola roxa
– 1/2 pimentão amarelo
– 1/2 pimentão vermelho
– 1 vidro de palmito em rodelinhas
– 1 tomate picado
– 300 ml de leite de coco
– Sal a gosto
– Mix de pimentas
– Salsinha picada (opcional)
– Azeite de oliva e azeite de dendê, o quanto baste

Modo de preparo:
Coloque em uma panela azeite de oliva e uma colher de sopa de azeite de dendê. Refogue a cebola e em seguida acrescente o pimentão. Deixe refogando por alguns minutos e depois adicione o palmito, o tomate e as pimentas moídas. Adicione o leite de coco e mexa. Acerte a quantidade de sal e azeite de dendê, conforme desejar. Por último coloque a salsinha. Cozinhe por uns 10 minutos ou até todos os ingredientes ficarem bem macios.

[Fonte: Panelinha Saudável]

#3 Sopa Cremosa de Mandioquinha

Ingredientes:
– 1kg de mandioquinha
– 1 litro + 1 xícara de água
– 1 xícara de leite de coco
– 1/2 xícara de farinha de linhaça dourada
– 1 cebola pequena picada
– 1 dente de alho amassado
– 1/4 de xícara de azeite de oliva
– sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Lave bem as batatas esfregando-as com uma escovinha e coloque-as para cozinhar com casca. Quando estiverem macias, escorra e descarte a água. Retire as cascas das batatas, adicione a quantidade de água listada e bata no liquidificador. Em uma panela, doure o alho e a cebola no azeite. Adicione o creme de batata, a linhaça e o leite de coco. Coloque o sal e temperos a gosto. Continue no fogo mexendo bem até abrir ponto de fervura. Este tempo é necessário para o caldo adquirir o sabor dos temperos. Sirva quente!

[Fonte: Dieta SGCS]

 

#4 Pão de Chia

Ingredientes:
– 250 g de aipim cozido e amassado
– 250 g de polvilho doce ou azedo
– 1/2 colher de sopa de chia
– 1 colher de chá de sal
– 75 ml de azeite
– 1 colher de chá de açafrão
– 1 colher de sopa de orégano
– Água o quanto baste

Modo de preparo:
Misture os ingredientes secos em um tigela. Adicione o azeite e misture até virar uma farofa. Junte o aipim cozido e comece a trabalhar a massa incorporando todos os ingredientes. Coloque água aos poucos somente até a massa começar a soltar das mãos. Modele em bolinhas e distribua em uma assadeira untada (rende +/- 30). Leve ao forno preaquecido a 200 graus até a casca ficar firme.

[Fonte: Pitadinha]

#5 Macarrão de Palmito Pupunha com Molho Branco

Ingredientes:
– 250 g de macarrão de pupunha
– 1 copo de leite de castanha-do-pará (ou outro leite vegetal)
– 2 colheres de sopa de fécula de batata (ou amido de milho)
– Azeite
– 1/2 cebola picada
– Noz-moscada a gosto
– Pimenta moída a gosto
– Sal a gosto
– Manjericão a gosto

Modo de preparo:
Coloque o macarrão para ferver em água por 8 minutos (experimente antes para verificar o ponto). Em outra panela, refogue a cebola no azeite. Separe meia xícara de leite e dissolva a fécula de batata (ou amido de milho). Despeje junto com o restante do leite na panela, mexendo em fogo baixo até começar a engrossar. Adicione o sal, a noz-moscada e a pimenta. Coloque o manjericão para decorar.
Escorra o macarrão e sirva com o molho.

[Fonte: Fru Fruta]


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais