15 de Março, 2019

Conheça mais sobre o GLP

Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]


Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento de água, calefação, entre outros.

Mas, você sabe como o GLP é obtido na natureza e como ele é processado até chegar na sua casa?

O gás LP é um dos resultados do refinamento do petróleo. Ele é composto por uma mistura de gases resultantes deste refinamento, chamados hidrocarbonetos, principalmente o Propano (C3H8) e o Butano (C4H10), que apresentam grande aplicabilidade como combustível devido às suas características de alto poder calorífico, excelente qualidade de queima, fácil manuseio, baixo impacto ambiental, facilidade de armazenamento e transporte.


Foto: um dos Centros Operativos da Liquigás, onde o gás é envasado e transportado às revendedoras.

• Propriedades do GLP:

À temperatura ambiente e submetido a altas pressões (entre 4 kgf/cm² e 15 kgf/cm²), o GLP se apresenta na forma líquida e é relativamente estável, o que facilita seu transporte e armazenamento em recipientes apropriados (botijões ou tubulações para aquisição a granel).
Fora do botijão (em temperatura ambiente e na pressão atmosférica normal), ele se apresenta no formato gasoso. É por isso que quando o botijão é aberto e o seu conteúdo é empurrado para fora, não o vemos, pois ele instantaneamente passa da fase líquida para a fase gasosa.

• Características dos componentes:

Propano Especial – Hidrocarboneto saturado com 3 átomos de carbono e 8 de hidrogênio, com até 99% de pureza em volume utilizado como combustível em aplicações específicas, como corte e tratamento térmico de metais. Seu estado natural é gasoso, incolor e inodoro.

Butano – Hidrocarboneto saturado com 4 átomos de carbono e 10 de hidrogênio. É utilizado principalmente como propelente em aerosois em substituição ao CFC (clorofluorocarboneto) que ataca a atmosfera terrestre. Usado também em isqueiros a gás.

• Curiosidades:

– Na fase gasosa, o GLP é mais denso do que o ar, portanto, em caso de vazamento, o gás vai ocupar sempre os locais mais baixos (ralos, pisos, canaletas etc.)

– Você sabia que o GLP é um produto naturalmente inodoro?
Isso mesmo! O cheiro que sentimos quando o gás está vazando é adicionado artificialmente. Trata-se de um composto a base de enxofre chamado mercaptano, inserido no gás para que se possa identificar, com facilidade, qualquer vazamento.


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais