7 de Maio, 2018

Dicas para economizar no gás de cozinha

O gás anda acabando muito cedo? Pode ser que você esteja gastando mais do que é necessário. Veja como economizar mudando pequenos hábitos na cozinha!


O gás anda acabando muito cedo? Pode ser que você esteja gastando mais do que é necessário. Veja como economizar mudando pequenos hábitos na cozinha!

Panelas do tamanho adequado:
Utilize panelas do tamanho correto conforme a quantidade de comida que você está preparando. Panelas muito grandes demoram mais para esquentar o conteúdo no seu interior, gastando mais gás. Além disso, não tente acelerar o cozimento colocando em uma boca maior: a medida não será eficiente, desperdiça gás e pode queimar as laterais da sua panela.

Limpeza em dia:
Mantenha os queimadores sempre limpos, retirando gordura e restos de comida que podem interferir no funcionamento do fogão. Estes resíduos podem entupir a passagem do gás, causando mau desempenho e diversos outros prejuízos.

Panela de pressão e um ótimo investimento:
A panela de pressão é a forma mais rápida e econômica de cozinhar vários alimentos, como feijão, lentilha e até alguns legumes e carnes. Para cozinhar o feijão ainda mais rápido, o truque é deixar os grãos de molho de um dia para o outro.

Panelas tampadas:
Manter as panelas tampadas acelera o cozimento dos alimentos e, consequentemente, reduz a quantidade de gás utilizada. Dependendo do preparo, você pode até mesmo desligar o fogo ao fim da cocção e deixar que o calor interno da panela termine de cozinhar a refeição.

Cozinhando no vapor:
Alguns legumes cozinham perfeitamente somente com o vapor que é liberado de outros cozimentos. Uma dica é colocar legumes em um escorredor metálico em cima da panela do arroz, por exemplo.

Forno bem fechado:
Evite abrir o forno seguidamente enquanto o alimento está assando lá dentro. Da mesma maneira, certifique-se de que a porta do utensílio está bem fechada. Quanto mais calor dispersado pelos ares, mais gás irá ser necessário para o cozimento.

Sem correntes de ar:
Por último, ao instalar o fogão, evite que ele fique em um local de circulação intensa de ar, já que isso acaba ocasionando o resfriamento das panelas, necessitando mais gás para cozinhar os alimentos. O vento pode, inclusive, desligar os queimadores fazendo com que ocorra dispersão de gás no ambiente.


Marcadores

Compartilhar

Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais