16 de outubro, 2018

O que fazer em caso de vazamento de gás?

Uma série de fatores podem desencadear o vazamento de gás. Saiba o que fazer nesse momento.


Os botijões da Liquigás são fabricados dentro de todas normas de segurança para prevenir acidentes e garantir a segurança da sua família. No entanto, uma série de fatores podem ocasionar vazamento de gás, tais como o mau encaixe da mangueira, válvula e outros componentes; o prazo de validade excedido destes acessórios; práticas não recomendadas de instalação e armazenamento (deixar o botijão deitado, por exemplo); problemas no fogão ou no equipamento que faz uso do gás; entre outros.

Teste de vazamento:

O GLP possui um cheiro forte e bem característico. Este cheiro ajuda a detectar vazamentos assim que começarem, evitando que o gás se espalhe no ambiente.

Outra medida para detectar vazamentos é passar uma esponja com água e sabão na conexão da válvula de saída de gás e do regulador de pressão. Se surgirem bolhas, é sinal positivo para vazamento.

O que fazer?

Se você perceber que está vazando gás, coloque o botijão em um local ventilado, longe de tomadas, ralos e grelhas de escoamento de água. Chame imediatamente a assistência técnica do seu fornecedor de gás ou ligue para o número da assistência técnica da distribuidora que consta na etiqueta que acompanha o vasilhame.

Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada. Outras medidas de segurança são:

– Não acione interruptores de eletricidade e não ligue ou desligue nenhum equipamento eletrônico ou que possa produzir faísca, como o celular.

– Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência e longe do vazamento.

– Não fume, não acenda fósforos ou isqueiros.

– Se ocorrer em ambiente fechado, abra as portas e as janelas (não ligue ventiladores).

– Feche o registro do regulador de pressão de gás.

– Desconecte o regulador de pressão de gás da válvula e, caso o vazamento continue, retire o botijão para um local aberto, ventilado, longe de fontes de ignição e de ralos.

– Entre em contato com a assistência técnica do seu fornecedor de gás ou da distribuidora e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros discando 193.

– Alerte as pessoas sobre o vazamento.

 

Alerta: vazamento com fogo! O que fazer?

– Se afaste do local e ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros discando 193;

– Se for seguro, feche o registro de gás do regulador de pressão de gás;

– Afaste as pessoas do local;

– Desligue a chave geral da eletricidade somente se ela estiver fora da residência e longe do vazamento;

– Retire do local todos os materiais combustíveis;

– Não deite o botijão, pois isso vai agravar o incêndio.


Deixe deu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Cainelli.

  • Conheça mais sobre o GLP

    Você já deve saber que o gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de cozinha, presente não só em residências, mas também estabelecimentos comerciais e indústrias de norte a sul do país. Sua acessibilidade, bom custo-benefício, versatilidade e segurança no manuseio o tornam apto para desempenhar diferentes funções, como cocção de alimentos, aquecimento […]

    Ver mais
  • 7 temperinhos para cultivar em espaços pequenos

    Se morar em apartamento significa ter uma área reduzida para a horta, nada como saber organizar melhor o espaço para poder cultivar seus temperos sem problemas. Se você possui uma varanda, priorize este espaço para colocar os seus vasos. Afinal, em um lugar ao ar livre as plantas crescem lindas e saudáveis. E não se […]

    Ver mais
  • 5 receitas sem Lactose

    #1 Suflê de Cenoura Ingredientes: – 4 cenouras – 1 cebola média – 1 tomate – Caldo de legumes – 1 copo de leite de arroz – 1 colher (sopa) de amido de milho – 1 colher (sopa) de margarina – 1 “ovo” de linhaça (passo a passo abaixo) Modo de preparo: Refogue as cenouras […]

    Ver mais